Quem Somos

PERFIL GERAL DA ESCOLA 


- FILOSOFIA DA ESCOLA

            O novo paradigma educacional aponta para a necessidade de um modelo de homem flexível, polivalente, capaz de aplicar suas habilidades e competências nas mais diversas situações, ou seja, o cidadão.
            A escola enquanto construtora de conhecimentos irá contribuir para a formação deste cidadão através da participação direta e ativa de professores e alunos, dentro de uma concepção sócio-interacionista, trabalhando a interdisciplinaridade e a transversalidade.
Para tanto o currículo escolar, bem como os programas e os planos de ensino, serão considerados como ponto de partida de criação, apropriação, sistematização, produção e recriação do saber.



CONCEPÇÕES

HOMEM

            Para a sociedade atual a formação deve ser plena onde possa atuar nos mais variados campos do conhecimento, adequando-se conforme as exigências organizacionais e estruturais da sociedade, destacando-se pelo seu conhecimento, pela sua criatividade e capacidade de transformar a realidade.

MUNDO

            Espaço de significativo aprendizado, onde ocorre a mais variada forma de ser, entender e interpretar as experiências no dia-a-dia, e que ao ser trazida para o contexto educacional irá colocar os agentes desse processo em contato com tudo que o cerca.

SOCIEDADE

            Sabe-se que é o individuo que transforma a sociedade, constituindo nessas suas regras, suas convicções e concepções para o convívio social. Essa sociedade desenvolveu-se de acordo com o pensar e agir desse individuo, solidificando assim sua identidade. A sociedade instruída exige que todos os seus membros aprendam a aprender.

PROFESSOR

            Tem o papel fundamental de proporcionar ao aluno um ambiente adequado ao processo ensino-aprendizagem, oportunizando aos alunos o direito de exercer seu verdadeiro papel de discente, construindo uma relação onde ambos possam se ver como agentes desse processo, ocorrendo o aprendizado mutuamente, o professor estará pronto para ser explorado, questionado e melhorado, sendo um trampolim para o desenvolvimento político social e cultural dos alunos. Pois, educar vai muito além do cumprimento curricular oficial, educar é um ato de amor e dedicação no desenvolvimento global dos educandos. A partir dessa concepção, acredita-se que o posicionamento dos professores diante de valores, como ética, moral e costumes irão intervir na formação do aluno, por isso nosso papel, nossa postura é tão importante para tomada de decisão do nosso alunado.
            Nossa meta é desenvolver mecanismo para descobrirmos nos alunos seus elementos negativos e positivos, propiciando uma harmonia entre ambos. O professor de hoje tem que está voltado para o futuro, preparando seus alunos para transformações da sociedade em que vive.

ALUNO

            Sujeito atuante, participante no processo educativo um que através dos conhecimentos adquiridos no contexto político social e cultural, se tornará um ser ativo, questionador em todos os momentos e segmentos da sociedade, assim terá condições de compreender seu verdadeiro papel na sociedade tornando-se um verdadeiro cidadão crítico participativo.

ESCOLA

            A filosofia é o referencial teórico que implícita ou explicitamente, determina as ações educativas da escola, tendo por base um sistema de valores. A ação tem que estar fundamentada numa postura pedagógica que as orienta. A escola atual deve estar voltada para o futuro, superar idéias ultrapassadas, criar ambientes apropriados para a aprendizagem.
            A escola deve ser local de construção do saber, não podendo se limitar somente ao espaço físico, pois, ela vai muito além disso, age e transforma em consonância com todos os membros envolvidos no processo de ensino aprendizagem desenvolvendo e estimulando a educação.
            Cabe a escola proporcionar o questionamento de seu papel conscientizador e libertador de suas ações, das relações da tríade Escola-Sociedade-Familia, oferecendo condições para que haja a exploração do ambiente inventando, descobrindo e direcionando o ser humano às finalidades de caráter social e renovador.

EDUCAÇÃO

            A educação é o meio que permite ao homem formar-se e construísse um ser digno e consciente de suas ações. É através da educação que ele constrói a cidadania e interage com o meio, com o outro, e, poderá ou não, transforma sua vida e sociedade.
            É o instrumento mediador entre o censo comum e o conhecimento científico, mais atuante também no sentido de despertar a sensibilidade e a criatividade a fim de construir um ser completo, crítico e pensante, possibilitando um crescimento individual e coletivo.
            Não podemos ter uma consciência ingênua de que a educação está desprovida de um caráter ideológico. A ideologia encontra-se presente no meio educacional, referendando valores da classe dirigente.
            Durante o período colonizador prevaleceu à concepção educacional, dos jesuítas que empunham as “verdades” do cristianismo.
            Nas fases ditatoriais da história, como durante o governo de Getúlio Vargas, predominou um culto a um nacionalismo exacerbado.
            No momento em que se implantou o regime militar com toda uma carga ideológica voltada para a segurança nacional, a educação voltou-se para o tecnicismo, estimulando um conhecimento fragmentado a acrítico.
            No momento, com a busca da qualidade total na educação, temos que ter consciência do caráter empresarial que ai se encontra presente.
            Cabe aos educadores, neste momento, buscar novos caminhos para a educação, desmistificando e desvendando a ideologia presente para torná-la um instrumento real de construção e transformação do indivíduo e da sociedade.


 PERFIL DA ESCOLA

A escola Estadual de Ensino Médio “Manoel Antonio de Castro”, teve seu atual prédio inaugurado no mês de Dezembro de 2006, no entanto já funcionava no antigo prédio desde o ano de 2000, tendo como sua primeira diretora a Profª Maria Ivanilde Vieira Miranda (2000 à 2001). Iniciando suas atividades com Ensino Médio Regular e o Ensino Médio Normal (Magistério) com turmas nos turno da tarde e noite. Em 2005 o curso do Ensino Normal foi extinto, permanecendo na escola apenas o Ensino Médio e em 2005 foi agregado a escola sede o antigo GEEM, hoje SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino).
Atualmente a escola conta com 763 alunos, distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite na sede e 1.034 alunos nas turmas do SOME.
A escola recebeu esse nome em homenagem ao Profº Manoel Antonio de Castro, que há muito tempo trabalhou na educação do município em prol da busca efetiva de qualidade educacional. A escola esta situada na Avenida Sesquicentenário s/n, bairro da Cidade Nova em terreno que foi desapropriado pelo estado e construída uma escola nos moldes do projeto Alvorada, as atividades escolares iniciaram logo após a inauguração.
Durante esse período a escola foi administrada pelos diretores: Porfº Jose Tabajara Bitencourt de Souza (2001 à 2007), Profº Janilson Oliveira Fonseca (2008 à 2009) e atualmente está a frente da escola a Profª. Espec. Aurizete Pureza Rodrigues, , tendo como Vice-Diretores Rosivaldo do Socorro Dória de Lima e Francinete da Costa Santos.
Partindo do pressuposto de ter a educação como uma missão, é que o Colégio Estadual de Ensino Médio “Manoel Antonio de Castro” a partir da análise e reflexão da estrutura sócio-política e cultural da realidade em que está inserida, pretende viabilizar uma educação de qualidade, que possa contribuir com a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos, enquanto agentes de interação e transformação.
Desta forma, a comunidade escolar elegeu alguns princípios norteadores, visando alcançar e fundamentar sua opção nesses valores objetivando o bem-comum baseados nas seguintes características:
ü  Solidariedade: Através da solidariedade, o ser humano torna-se capaz de estabelecer a fraternidade extinguindo a individualidade em benefício de atividades que busquem o bem-comum.
ü  Diálogo: Por meio de diálogo o homem pode estabelecer as relações interpessoais saudáveis, convivência harmoniosa e o aprimoramento e aquisição de novos conhecimentos.
ü  Transparência: Através da transparência, nos é possível avaliar constantemente nossas ações, os níveis de relacionamento e construir um ambiente escolar saudável e prazeroso.
ü  Qualidade Social: dar condições a uma formação cidadã (sabedores de seus direitos e deveres) em busca de uma sociedade mais justa, onde esta venha proporcionar inclusão de todos.